A vila da Praia de Santa Maria surgiu em 1615, quando se deu o início do povoamento de um planalto situado perto de uma praia (praia de Santa Maria). Por conta da sua localização, permitia avistar de longe os inimigos, bem como o bom porto que possibilitava a navegação de navios e grandes ribeiras que tinham água que permitia o abastecimento dos navios que atracavam no porto.
Inicialmente era utilizada como porto clandestino, para que não se pagassem as taxas aduaneiras na então capital, Ribeira Grande. A localidade foi progressivamente adquirindo características de uma vila com a gradual fuga das populações da Ribeira Grande.
Após alguma resistência, em 1770 deu-se a passagem oficial da Ribeira Grande para a Cidade da Praia.
Com o advento da independência nacional em 1975, a cidade da Praia conheceu uma explosão demográfica em consequência de um forte movimento migratório das restantes ilhas e concelhos do país em direção à capital. Também foi nesse mesmo período que os bairros emergentes nas proximidades do Plateau, até então sede administrativa do país, passaram a fazer parte integrante da Cidade e desta feita passíveis de inclusão nos planos de urbanização da cidade. Como tal, o Município da Praia conta com 74 bairros, de Achada Eugénio Lima a Veneza, passando por Jamaica, Achada Limpo e Alto da Glória.